Execução:
– Execute dandasana. Dobre a perna direita para trás, colocando o pé direito junto do lado externo da bacia direita. O peito do pé direito deve manter-se virado para o solo. Evite que a ponta do pé direito vire para fora.
– Dobre a perna esquerda, apoiando a planta do pé no chão. Segure o pé esquerdo com ambas as mãos. Mantendo as costas rectas, tire o pé esquerdo do solo e comece a esticar a perna esquerda para cima.
– Aproxime a coxa esquerda do tronco na medida do possível, mantendo as costas rectas. Expanda o tórax, evitando arredondar as costas.
– Para desfazer a posição, dobre novamente a perna esquerda, pousando-a no chão, estique a perna direita e repita tudo para o lado contrário.
Sugestões para inciantes:
– Para preparar esta posição, pratique virasana e as flexões do tronco.
– Se não conseguir esticar a perna esquerda, use um cinto, ou mantenha o joelho um pouco dobrado.
Outras variações:
– Se tiver mais flexibilidade e quiser intensificar a posição, puxe mais a perna em direcção ao tronco. Evite arredondar as costas.
Benefícios:
– Alonga as pernas, joelhos e tornozelos.
– Tonifica os órgãos abdominais.
– Bom para quem tem pés rasos.
Contraindicações/Precauções:
– No caso de lesões graves ao nível dos joelhos e/ou tornozelos, pratique com o acompanhamento de um professor experiente, ou faça uma outra variação: em vez de dobrar a perna para trás, dobre a perna como se fosse fazer janu sirsasana.