Execução:
Esta posição pode ser feita a partir de utthita trikonasana, ou de utthita parsvakonasana.
– Realize utthita trikonasana para a direita. Coloque a mão esquerda na cintura. Dobre o joelho direito, chegue o pé esquerdo um pouco mais para perto do pé direito e coloque a mão direita no chão, um pouco à frente do pé direito.
– Estique a perna direita e eleve a esquerda.
– Mantenha a perna esquerda firme e o pé flectido, alongando a partir do calcanhar.
– Vire o tronco e a bacia para a esquerda. Olhe em direcção à mão de cima. Se tiver dificuldade no equilíbrio, mantenha a cabeça numa posição neutra, olhando em frente.
– O braço direito dá uma ajuda no equilíbrio, mas não deve apoiar o peso do corpo nele. A força mantém-se essencialmente na perna direita. Enraíze o calcanhar direito no chão.
– Estique o braço esquerdo, deixando-o firme e alinhado com o braço direito. Se tiver dificuldade, pouse o braço esquerdo sobre o tronco.
– Para desfazer a posição, dobre o joelho direito e pouse novamente o pé esquerdo no chão, voltando ao utthita trikonásana. Repita para a esquerda, da mesma forma e com a mesma permanência.
Sugestões para iniciantes:
Inicialmente, poderá ter dificuldade em chegar com a mão direita ao chão. Mesmo que consiga apoiar a ponta dos dedos, poderá não ter a estabilidade necessária. Nesse caso, poderá usar um bloco para apoiar a mão. Comece com o bloco na altura máxima e depois, à medida que for melhorando, vá colocando o bloco nas posições mais baixas, até conseguir apoiar bem a mão no chão.
Outras variações:
Para intensificar a posição, poderá fazer uma variação diferente, para desafiar o equilíbrio: execute a posição apenas apoiado na perna direita, tirando a mão direita do chão. Pode esticar o braço direito ao lado da cabeça, ou levá-lo para trás das costas.
Benefícios:
– Fortalece os membros inferiores, especialmente os joelhos.
– Fortalece o abdomen e a região lombar, aumentando também a circulação sanguínea nessa região.
– Melhora a coordenação e o equilíbrio.
Contraindicações/Precauções:
– Se tiver problemas na cervical, não rode a cabeça para cima. Olhe em frente, mantendo a cabeça numa posição neutra.
– Dores de cabeça ou enxaqueca.