Execução:
– Sente-se com as pernas esticadas e afastadas, tronco direito. Dobre a perna esquerda puxando o calcanhar esquerdo para junto da zona pélvica.
– Rode o tronco ligeiramente para a esquerda, como se fosse fazer uma torção e, em seguida, incline o tronco lateralmente para a direita. Estique bem o tronco, como se quisesse chegar ao pé direito com o ombro direito. Se for possível, pressione a parte posterior do ombro direito contra a parte interna do joelho direito. O braço direito pode ficar como na imagem, segurando a parte interna do pé direito com a mão direita, ou pode colocar a mão direita sobre a coxa esquerda.
– O braço esquerdo fica esticado junto à cabeça. Alongue-se para a direita, como se lhe puxassem pela mão esquerda.
– Mantenha a bacia do lado esquerdo bem enraízada no solo e a perna direita completamente esticada. Rode o peito em direcção ao tecto, rodando o ombro esquerdo para trás, abrindo o peito.
– Para desfazer a posição, eleve o tronco e relaxe os braços. Troque a posição das pernas e repita tudo para o lado contrário.
Sugestões para iniciantes:
– Se sentir muito rigídez na parte de trás da perna esticada, dobre ligeiramente o joelho.
Outras variações:
– Se tiver flexibilidade suficiente, agarre o pé direito com ambas as mãos.
Benefícios:
– Alonga a coluna, ombros e pernas.
– Estimula os órgãos abdominais.
– Melhora a digestão.
– Melhora dores ligeiras nas costas, ansiedade, cansaço e dores de cabeça.
Contraindicações/Precauções:
– Se tiver problemas nos joelhos, ao dobrar uma das pernas, evite dobrar o joelho ao máximo. Pode apoiar um bloco, ou uma manta flectida por baixo do joelho dobrado, caso este fique longe do chão, para ter mais apoio.