Execução:
– Execute tadasana. Foque um ponto fixo para facilitar o equilíbrio. Transfira o peso para a perna esquerda, enraízando bem o pé esquerdo no solo e mantendo a coxa esquerda firme e activa. Eleve o joelho direito e agarre o tornozelo direito com as mãos. Coloque a planta do pé direito no interior da coxa esquerda. Os dedos do pé direito apontam para baixo.
– Se tiver dificuldade em colocar o pé direito no interior da coxa esquerda, pode apoiá-lo mais abaixo, no interior da perna, ou até mesmo no tornozelo. Evite apoiar o pé direito no lado interno do joelho esquerdo.
– Mantenha ambos os lados da bacia alinhados com a frente do seu tapete. O joelho direito roda para fora, mas deve evitar que a bacia também o faça. Encaixe a bacia, virando o coccix para baixo, uma vez que há grande tendência de virar o coccix para trás nesta posição, acentuando a curvatura da lombar e colocando tensão nessa região.
– Una as palmas das mãos em frente ao peito, em anjali mudra, ou eleve os braços acima da cabeça.
– Repita a posição para o lado contrário, da mesma forma e com a mesma permanência.
Sugestões para iniciantes:
– O equilíbrio pode ser um grande desafio no início. Neste asana, bem como em qualquer outro do género, se precisar, até se sentir mais à vontade, pode apoiar-se numa parede.
Outras variações:
– Se já é um praticante experiente e quiser deafiar um pouco mais o seu equilíbrio, pode executar este asana com os olhos fechados. Isto é válido para qualquer outra posição de eqilíbrio.
Benefícios:
– Fortalece os membros inferiores.
– Aumenta a flexibilidade da bacia.
– Melhora o equilíbrio e a concentração.
– Fortalece a coluna.
– Alivia a dor ciática.
Contraindicações/Precauções:
– No caso de hipertensão, evite elevar os braços acima da cabeça. Em vez disso, coloque as mãos em anjali mudra (palmas das mãos unidas em frente ao peito).