Execução:
– Execute adho mukha svanasana. Coloque o pé direito entre as mãos, joelho a 90 graus, alinhado com o calcanhar. Pouse o joelho esquerdo no chão, baixando a bacia o mais possível, mantendo sempre o joelho direito alinhado pelo calcanhar.
– Eleve o tronco e os braços ao lado da cabeça.
– Mantenha a bacia encaixada, virando o cóccix para baixo. Alinhe ambos os lados da bacia pela frente do seu tapete.
– Para desfazer a posição, baixe o tronco, levando as mãos ao chão. Compense para o lado contrário, da mesma forma, com a mesma permanência.
Sugestões para iniciantes:
– Inicialmente, poderá ser mais fácil manter as mãos no chão, uma de cada lado do pé da frente. Poderá também apoiar as mãos sobre blocos.
Outras variações:
– Pode intensificar este asana, fazendo uma suave extensão da coluna: apoie as mãos sobre a coxa da frente, eleve o esterno, alongando a coluna e leve o tronco para trás, na medida do possível. As mãos podem também ir para trás, ou apoiando-as na bacia, ou mesmo segurando a coxa de tras com ambas as mãos. É importante que mantenha a parte inferior do abdomen activa, alongando a coluna e tentando virar o coccix para baixo.
Benefícios:
– Alonga profundamente a bacia.
– Expande o tórax.
– Alivia dor ciática.
– Alonga o gluteo máximo e o quadricipite.
Contraindicações/Precauções:
– Se tiver problemas nos joelhos, coloque uma manta dobrada, ou dobre o seu tapete de yoga, para dar mais conforto ao joelho que apoia no chão.
– No caso de problemas ao nível da lombar, tenha atenção para não arquear demasiado a lombar. Mantenha a parte inferior do abdomen activa, virando o coccix para baixo.