Execução:
– Execute dandasana. Dobre a perna direita para trás, trazendo o pé direito para junto do lado externo da bacia direita. O peito do pé deve manter-se virado para o solo. Evite deixar a ponta do pé virar para fora. Ambos os lados da bacia devem manter-se apoiados no chão.
– Leve o tronco à frente, fazendo o movimento de flexão a partir da bacia, agarrando o pé esquerdo (ou o tornozelo, ou a perna). Leve o queixo em direcção à canela. À medida que o tronco vai descendo, os cotovelos dobram e viram para fora, enquanto estica o seu tronco à frente, como se quisesse chegar com o topo da cabeça ao pé
– Caso sinta o corpo a cair para um dos lados (neste caso, para a esquerda), apoie a mão no chão (neste caso, a esquerda), ajudando a equilibrar o peso, empurrando o corpo para a direita.
– Para desfazer a posição, suba o tronco, estique ambas as pernas e repita para o lado contrário da mesma forma.
Sugestões para iniciantes:
– Inicialmente, pode ser difícil manter a coluna direita e ambos os lados da bacia completamente apoiados no chão. Nesse caso, pode sentar-se sobre um bloco, ou numa manta flectida.
– Ao flectir o tronco, não o force para baixo, nem tente agarrar o pé a todo o custo. O mais importante é manter o correcto alinhamento do corpo. Se não conseguir agarrar o pé, pode usar um cinto, passando-o à volta do pé esquerdo e segurando-o com ambas as mãos (ou com a mão direita, caso precise da esquerda no chão para equilibrar o peso do corpo).
Benefícios:
– Alonga pernas, joelhos e tornozelos.
– Tonifica os órgãos abdominais.
– Melhora a flexibilidade da coluna e da bacia.
– Bom para casos de pé raso.
– Alivia o cansaço e sintomas menstruais.
– Acalma o cérebro.
Contraindicações/Precauções:
– Praticar com cuidado no caso de lesões nos joelhos e/ou tornozelos.