Execução:
– Afaste os pés cerca de cinco palmos. Mantenha os braços abertos, paralelos ao solo, esticados e com as palmas das mãos voltadas para baixo. Os braços e as mãos firmes.
– Vire o pé direito para fora (para a direita) 90 graus e o pé esquerdo para dentro (para a direita) cerca de 45 a 60 graus. Os calcanhares mantêm-se alinhados. As coxas devem estar firmes, rodando a musculatura da coxa direita para fora, para que o centro da rótula do joelho direito, fique alinhado com o centro do tornozelo direito.
– Rode o tronco para a direita, virando de frente para a perna direita. Ambos os lados da bacia devem ficar o mais alinhados possível com a frente do tapete.
– Continue a rodar o tronco para a direita e dobre para a frente. A mão esquerda apoia no chão, do lado de fora do pé direito. Se não for possível, a mão pode apoiar na perna direita ou num bloco. O braço direito fica perpendicular ao chão, alinhado com o ombro esquerdo. Se for difícil esticar o braço direito, pode dobrar para trás, pousando sobre as costas. O ombro direito roda para trás, abrindo o peito e o ombro esquerdo avança para a frente, tentando manter ambos os ombros em linha.
– A cabeça roda para cima, olhando em direcção à mão direita. Se houver muita tensão no pescoço e for difícil fazê-lo, mantenha a cabeça numa posição neutra, olhando em frente.
– Permaneça na posição pelo tempo desejado. Na altura de sair da posição, eleve o tronco, troque a posição dos pés e repita da mesma forma para a esquerda, com a mesma permanência.
Sugestões para iniciantes:
– Se está a dar os primeiros passos nesta posição, pode aproximar um pouco mais os pés um do outro, o que lhe dará mais estabilidade.
– Use um bloco para apoiar a mão esquerda e pode colocar o bloco do lado interno do pé direito, caso seja difícil com o bloco do lado externo.
– Ao rodar o tronco para a direito, posicione o braço direito atrás das costas, em vez de o esticar para cima. Mantenha também a cabeça numa posição neutra, olhando em frente, em vez de olhar para cima.
– Para preparar o seu corpo para este asana, comece por praticar parsvottanasana, apoiando cada uma das mãos num bloco, para trabalhar o correcto alinhamento da bacia e do tronco.
Benefícios:
– Alonga e fortalece os membros inferiores.
– Alonga e fortalece os músculos da bacia.
– Melhora a circulação sanguínea na região da lombar, aliviando dores.
– Expande o tórax.
– Tonifica os órgãos abdominais.
Contraindicações/Precauções:
– Se tiver lesões graves na coluna, ou na articulação sacro-ilíaca, execute a posição com acompanhamento de um professor experiente.
– Se tiver problemas no pescoço, ao fazer a torção, evite rodar a cabeça para cima. Olhe em frente, ou para baixo e aproxime ligeiramente o queixo do peito, para manter o pescoço alongado.