Halasana

Halasana

Hala significa “arado”.

Execução:

Deite-se de barriga para cima com os braços apoiados no chão ao longo do corpo. Dobre os joelhos, levando-os em direcção ao peito. Eleve a bacia do chão, pressionado as mãos contra o solo e enrole as costas, elevando-as do solo e levando os joelhos em direcção à testa.

Estique as pernas para trás, levando os pés em direcção ao chão atrás da cabeça.

As mãos podem ficar apoiadas nas costas, se precisar de mais apoio, ou no caso de não chegar com os pés ao chão. Mas quando os pés chegam ao solo, pouse as mãos no chão, entrelaçando os dedos, unindo as palmas das mãos e pressionando os braços em direcção ao solo.

Vire o coccix na direcção do tecto, abra bem o peito e mantenha os pés flectidos, com os dedos dos pés virados na direcção da cabeça, empurrando os calcanhares para trás, com as pernas esticadas. Afaste o queixo do esterno, suavizando a garganta.

Mantenha a posição só enquanto for confortável. Para desfazer, apoie novamente as mãos no chão e comece a descer as costas, lentamente, com as pernas junto ao tronco.

Uma maneira muito comum de fazer halasana, é a partir de salamba sarvangasana.

 

Sugestões para iniciantes:

Para diminuir a pressão no pescoço, execute esta posição sobre uma manta dobrada (poderá precisar de mais que uma). Dobre a manta e deite-se sobre ela. As omoplatas ficam sobre a manta, mas o pescoço e a cabeça apoiam no chão.

Ao descer as pernas, se os pés não chegarem ao chão, não force. Mantenhas as pernas onde for possível. No caso de ser muito difícil esticar completamente as pernas, relaxe os joelhos.

No caso de os seus pés não chegarem ao chão, pode executar esta posição perto de uma parede, de modo que ao baixar as pernas atrás, consiga apoiar os pés na parede. Não só isso lhe dará mais estabilidade na posição, como também lhe permitirá ir descendo mais facilmente em direcção, caminhando com os pés pela parede. Pode também, em vez de apoiar os pés na parede, colocar uma cadeira atrás de si e, ao baixar as pernas, apoiá-las na cadeira.

Tenha atenção para manter a cabeça centrada, sem olhar para nenhum dos lados.

 

Outras variações:

Pode executar uma outra variação, chamada parsva halasana (apenas se consegue apoiar os pés no chão): execute halasana e mantenha as mãos apoiadas nas costas, para maior estabilidade. Caminhe com os pés para a sua direita, até onde for confortável. Tenha atenção para não deixar que o tronco caia para a direita. Apenas as pernas se movimentam, o tronco deverá permancer centrado. Para isso, enquanto permanece com as pernas para o lado direito, empurre o tronco para o lado contrário, com a mão direita. Volte ao centro e repita para o outro lado.

 

Benefícios:

Estimula os órgãos abdominais e a tireóide.

Acalma o cérebro.

Reduz o cansaço e a falta de energia.

Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa.

Alonga o pescoço e toda a parte posterior do corpo.

Bom em casos de insónia, sinusite, dores nas costas e dores de cabeça,  quando provocadas por cansaço e falta de energia.

 

Contraindicações/Precauções:

As mesmas do salamba sarvangasana.

 

 

Conteúdos exclusivos para ti

Tem acesso a conteúdos exclusivos por um dia, um mês, um ano, tu decides.
Subscreve os nossos planos

VER MAIS

Ganha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão!

AtriaYoga © 2019, Todos os direitos reservados

topo