Esta é a segunda variação de virabhadrasana.
Execução:
– Afaste os pés um pouco mais de cinco palmos (a abertura certa é a que lhe permitir flectir o joelho a 90 graus). Abra os braços à altura dos ombros, paralelos ao chão, com as palmas das mãos voltadas para baixo. Braços firmes, peito aberto.
– Vire o pé direito 90 graus para fora (para a direita) e o pé esquerdo ligeiramente para dentro (para a direita). Mantenha os calcanhares alinhados um com o outro e as as coxas activas. Rode a musculatura da coxa direita para fora, de modo a alinhar a rótula do joelho direito pelo meio do tornozelo direito.
– Dobre o joelho direito a 90 graus, coxa direita paralela ao chão, perna direita perpendicular ao chão. A perna de trás mantém-se firme e completamente esticada, pressionando o lado externo do pé esquerdo em direcção ao chão.
– Não incline o tronco para a direita. Mantenha ambos os lados do tronco bem alongados e o tronco perfeitamente centrado (ombro direito por cima da bacia do lado direito, ombro esquerdo por cima da bacia do lado esquerdo).
– Bacia encaixada, virando o cóccix para baixo.
– Vire a cabeça para a direita, olhando em direcção à mão direita.
– Para desfazer a posição, estique a perna direita, troque a posição dos pés e repita para a esquerda, da mesma forma e com a mesma permanência.
Benefícios:
– Alonga e tonifica os membros inferiores.
– Expande o tórax.
– Estimula os órgãos abdominais.
– Alivia dores ligeiras nas costas (útil na gravidez, a partir do segundo trimestre).
Contraindicações/Precauções:
– Se tiver problemas na cervical, mantenha a cabeça numa posição neutra, evitando olhar na direcção da mão da frente.