Padangusthasana

Padangusthasana

Pada é “pé”, angustha é o “dedão do pé”.

Execução:

Fique em pé, com os pés paralelos, afastados à largura de um palmo. Coxas activas, mãos na cintura.

Mantendo as pernas esticadas, leve o tronco à frente, fazendo o movimento a partir da bacia.

Com os dedos indicador e médio de cada uma das mãos, faça uma “pega” e segure os dedões (mão esquerda segura o dedão esquerdo e a mão direita segura o dedão direito).

Eleve a cabeça, olhando em frente e abrindo bem o peito. Em seguida, aproxime o tronco das coxas, contraindo-as e mantendo o abdomen activo. Os cotovelos flectem para fora. Alongue bem o tronco, esticando-o como se quisesse tocar  com o topo da cabeça no chão.

Para sair da posição, olhe em frente, solte os pés, colocando as mãos novamente na cintura e eleve o tronco até à vertical.

 

Sugestões para iniciantes:

Ao levar o tronco à frente, se as mãos não chegarem ao chão, não faça este asana. Nesse caso, apoie as mãos onde lhe for possível e mantenha a posição pelo tempo pretendido.

Se tiver muita rigídez na parte posterior do corpo e for muito difícil manter as pernas esticadas, relaxe um pouco os joelhos e apoie as mãos onde lhe for possível.

 

Outras variações:

Se fizer o padangusthasana com facilidade, pode experimentar o padahastasana: execute os dois primeiros pontos descritos acima. Em seguida, vire as palmas das mãos para cima, com os dedos apontando para tràs e coloque-as por baixo dos pés, pisando-as com a ponta dos pés. Eleve a cabeça, olhando em frente e abrindo bem o peito. Depois, aproxime o tronco das coxas, contraindo-as e mantendo o abdomen activo. Os cotovelos flectem para fora. Alongue bem o tronco, esticando-o como se quisesse tocar o chão com o topo da cabeça.

 

Benefícios:

Alonga e fortalece os membros inferiores.

Tonifica o baço, o fígado e os rins.

Melhora a digestão.

Acalma o cérebro.

Ajuda a diminuir os sintomas da menopausa.

 

Contraindicações/Precauções:

Em caso de lesões na lombar e/ou na parte posterior das coxas, execute a posição com os joelhos um pouco flectidos e evite fazer a máxima flexão do tronco.

 

 

 

 

 

 

Conteúdos exclusivos para ti

Tem acesso a conteúdos exclusivos por um dia, um mês, um ano, tu decides.
Subscreve os nossos planos

VER MAIS

Ganha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão!

AtriaYoga © 2019, Todos os direitos reservados

topo