Este asana, pode ser visto como um complemento de chaturanga dandasana. Quando fazemos muitas práticas usando a saudação ao sol como estrutura base para as sequências de asanas, fazemos muitas vezes chaturanga dandasana, o que não é prejudicial, desde que executemos correctamente. No entanto, uma vez que o purvottanasana é um excelente complemento de chaturanga dandasana, devemos utilizá-lo frequentemente, para mantermos a prática mais equilibrada.
De que forma se complementam:
O chaturanga dandasana movimenta muitos músculos na parte da frente, sendo os prinicipais: músculo peitoral (o maior e o menor), o deltóide anterior, os músculos abdominais (recto abdominal e oblíquo). Todos estes músculos são na parte da frente do corpo. Por isso, é essencial, para mantermos um corpo equilibrado, mantermos o mesmo nível de força e flexibilidade na parte de trás do corpo.
É óbvio que trabalhamos a parte de trás do corpo com muitos outros asanas. No entanto, podemos dizer que o purvottanasana é o complemento “ideal” em relação ao chaturanga dandasana. O chaturanga dandasana fortalece a parte da frente do corpo, o purvottanasana alonga a parte da frente do corpo e fortalece a parte de trás.
Execução:
– Sente-se com as pernas esticadas e juntas à sua frente. Apoie as mãos um pouco atrás da bacia, com os dedos apontados para a frente, na direcção dos pés.
– Abra o peito rodando os ombros para trás, estique os pés, rode as pernas uma na direcção da outra e eleve a bacia.
– Incline a cabeça para trás, suavemente, para não comprimir a parte posterior do pescoço.
– Para desfazer a posição, baixe a bacia, sentando novamente no chão.
Sugestões para iniciantes:
– Para quem tem dificuldade em executar esta posição com as pernas esticadas, pode fazê-la com as pernas flectidas. Apoie a planta dos pés no solo, pés paralelos, joelhos na linha dos calcanhares. Eleve a bacia.
Benefícios:
– Alonga ombros, peito e tornozelos.
– Fortalece os braços, os pulsos e as pernas.
Contraindicações/Precauções:
– Lesões ao nível dos pulsos.
– No caso de lesões na cervical, evite inclinar muito a cabeça para trás. Pode apoiar a cabeça na parede, por exemplo.