Um almoço da Pérsia

Abril 11, 2021

Um almoço da Pérsia

Receita de Ana Mineiro - Comedores de Paisagem

 

A comida persa tem sabores suaves e mistura sem desculpas frutos secos e sumarentos, raízes, iogurte e flores. Nutritiva para o corpo e para os olhos, só precisa de algumas adaptações para retirar as opções animais e nutrir também a mente.

 

A propósito do Nowruz, a festa zoroastra que no Irão festeja o equinócio da Primavera, fiz uma refeição que é muito comum no Irão: espetadas com pão, arroz, um belo borani (salada cozinhada), e ainda uns bolinhos de tâmaras. Tudo bem saboroso, mas de paladar delicado. As receitas foram simplificadas ao máximo e começamos pelas que se podem/devem fazer no dia anterior: o borani e os bolinhos de tâmaras.

 

Para o borani chogondar:

Para o borani chogondar, que fica bem melhor feito de véspera, precisamos de uma beterraba cozinhada, 1 colher de chá de alho muito picadinho, 2 copos de iogurte de soja sem açúcar, azeite, sal, pimenta preta e menta (de preferência fresca) picada.

 

Pode assar a beterraba no forno embrulhada em papel de alumínio ou cozer a vapor. Deixar arrefecer, descascar e ralar grosseiramente. Misturar com os restantes ingredientes e colocar no frigorífico durante, pelo menos, duas horas. Servir com um fio de azeite e um pouco de menta por cima.

 

Para os bolinhos de tâmaras e nozes:

20 tâmaras sem caroço, um copo de nozes (também pode usar pistáchios ou avelãs), 3 gotas de essência de baunilha ou de limão, açúcar em pó e pistáchios (ambos opcionais).

 

Deixar as tâmaras de molho em água a ferver durante 20 minutos. Entretanto, desfazer as nozes no processador de alimentos e juntar a essência. Juntar as tâmaras e desfazer até obter uma pasta grossa e moldável. Pode rebolar em açúcar em pó e decorar com pistáchios – ou não.

 

Para as espetadas:

Uma embalagem de espetos de madeira ou bambu, uma caixa de tomates cereja, um pacote de seitan (prefira sempre o refrigerado - o de longa duração parece borracha!), uma cabeça de alho. Precisamos ainda de azeite, pimenta preta, 1 limão, coentros e cebolinho (opcional).

 

Contando duas espetadas por pessoa, cortamos o seitan em fatias finas, e as fatias em pedacinhos de tamanho bom para espetar. Colocamos num prato fundo ou travessa e regamos com um pouco de azeite (se tiver um pulverizador, melhor), temperado a gosto com bastante alho picado, sumo de limão e pimenta preta. Deixar a marinar enquanto prepara o resto da refeição. Quando estiver a terminar o arroz, aquecer um grelhador (de fogão ou de forno) e grelhar bem as espetadas, virando por todos os lados.

 

Para o arroz: 

Medir ½ copo de um arroz de grão longo, tipo basmati, por pessoa. Precisamos ainda de 1 ou 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de chá de sementes de coentros, 1 colher de chá de curcuma (açafrão das Índias), 1 colher de sopa (ou mais) de pinhões, 1 colher de sopa (ou mais) de pistácios descascados, coentros picados a gosto, 1/2 copo de grãos de romã, uma cenoura ralada, sumo de uma laranja.

Cozer o arroz no dobro do volume de água com sal.  Aquecer a manteiga e levar ao lume para saltear as sementes de coentros. Juntar a curcuma e os pinhões. Regar o arroz com esta mistura e mexer ligeiramente (o arroz fica amarelo e branco). Mesmo antes de servir, polvilhar o arroz com os pistácios (verifique se estão bem secos, caso contrário torre-os um pouco numa sertã sem óleo), os coentros frescos picados, a cenoura ralada e os bagos de romã. Regar com um pouco de sumo de laranja e servir.

 

Para o pão naan:

Este pão é um dos favoritos de quem viaja na Ásia, mas a sua origem é mesmo o Irão. Com estes ingredientes podemos fazer 8 naan:

½ copo de água morna, 1 colher de chá de açúcar, 1 pacote de fermipan ou similar, 2 ¼ copos de farinha, ½ copo de iogurte de soja, ½ colher de chá de sal, 1 colher de sopa de óleo.

Misturar os 3 primeiros ingredientes numa tigela e esperar até ficar espumoso (cerca de 10 minutos). Fazer um monte com a farinha, abrir uma cova e deitar lá a mistura de fermento e o iogurte, sal e óleo. Amassar até ficar suave e brilhante, cobrir com um pano e deixar dentro da tigela durante pelo menos uma hora, até duplicar de tamanho. Dividir a massa em 8 bolinhas e estende-las com o rolo da massa. Pôr uma sertã, de preferência de ferro e untada com óleo, a aquecer. Colocar o naan na sertã e virar quando começar a fazer bolhas. Assar dos dois lados e servir quente.

 

Bom apetite!

 

Comentários

Por favor, deixe aqui os seus comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Conteúdos exclusivos para ti

Tem acesso a conteúdos exclusivos por um dia, um mês, um ano, tu decides.
Subscreve os nossos planos

VER MAIS

Ganha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão!

AtriaYoga © 2019, Todos os direitos reservados

topo