O segredo por detrás das boas decisões

Outubro 14, 2021

Texto de Paulo Vieira

 

Viver implica escolher, simplesmente porque a vida é feita de escolhas sucessivas. A cada momento é esperada de mim uma escolha, uma decisão, que afetará inevitavelmente o meu futuro, para melhor ou para pior. O que nos une em todas as decisões que tomamos é o desejo por uma vida melhor, mais sábia, mais rica e mais realizada.

 

Contudo, se olharmos para a vida de outras pessoas, ou mesmo para as nossas próprias vidas, reparamos que as nossas escolhas ou decisões nem sempre nos colocaram na melhor posição ou na posição que realmente desejamos e muitas vezes damos por nós arrependidos ou culpados e consequentemente revoltados, ou simplesmente tristes e desapontados porque tomamos uma má decisão.

 

Para algumas pessoas, as más escolhas ou decisões são de tal forma abundantes, que a vida delas é um autêntico drama repleto de sofrimento e arrependimento. Tais pessoas vêem-se constantemente presas num ciclo destrutivo, numa espiral descendente de más decisões que levam a mais más decisões e que consequentemente as colocam em posições extremamente indesejáveis e muito perigosas. Exemplo disto são as pessoas dadas ao crime. Para outras, parece haver uma predominância de boas escolhas, que levam a mais boas escolhas, permitindo-lhes desfrutar plenamente da vida em todas as suas áreas e usufruir do melhor que a vida tem para oferecer.

 

Porque é que algumas pessoas tomam más decisões e outras tomam boas decisões? Existirá algum fator que leve uns a decidir mal e outros a decidir bem?

 

Somos dotados da capacidade de sentir emoções, o que faz de nós seres emocionais, porém somos também dotados da capacidade de pensar racionalmente, por isso também somos seres racionais. Por vezes, direi mesmo muitas vezes, existe um conflito interno no momento de decidirmos. Como?

 

Racionalmente sabemos o que é melhor para nós, até porque muitas vezes isso é simplesmente óbvio e muito claro, contudo, emocionalmente somos empurrados para uma decisão contrária. Darei um exemplo que ilustra bem esta situação. O almoço está simplesmente uma delícia e tu comes com muito prazer. A certa altura, terminas o que está no prato e sentes-te plenamente satisfeito, o que indica que já não é necessário alimentar mais o corpo, pois ele já deu sinais de que a quantidade de comida foi suficiente. Porém, como a comida está tão deliciosa, o desejo por comer mais empurra-te para encheres e de novo o prato e repetires a dose. No final da refeição, em vez de te sentires satisfeito, sentes-te empanturrado, ligeiramente indisposto e também culpado ou arrependido. Situações como esta são muito comuns, sabemos aquilo que é certo e acabamos por fazer o que é errado. Se continuares a cometer o mesmo erro, ou seja, se persistires em comer demasiado em todas as refeições, ganharás peso e provavelmente problemas de saúde relacionados com o aumento de peso e não é isso que realmente desejas.

 

Neste caso, é o teu desejo ou amor à comida que se sobrepõe ao teu pensamento racional e na linguagem técnica de Vedānta dizemos que foi uma decisão baseada em rāga, o desejo intenso de obter algo de que gostamos muito e que causa algum tipo de sofrimento se não for realizado.

 

Por vezes a decisão não é motivada por rāga, mas sim por uma aversão. A palavra sânscrita para aversão é dveṣa. A aversão é um desejo intenso de afastar ou fugir de algo de que não gostamos, de algo que odiamos. E assim como um rāga, o desejo intenso de possuir algo, turva a racionalidade da mente, empurrando para uma decisão que no fundo a pessoa não quer tomar, também um dveṣa turva a mente.

 

Como? Darei mais um exemplo. Supõe que é o aniversário de um familiar teu de quem gostas muito. Haverá uma festa de aniversário para a qual foste convidado e queres muito ir, não apenas para felicitar o aniversariante, mas também porque irás encontrar lá pessoas queridas com as quais não tens um contacto regular e assim poderás pôr a conversa em dia. Uns dias depois, em conversa com outro familiar, descobres que também vai a esse mesmo aniversário uma pessoa que tu não toleras, porque a consideras muito arrogante  e até já foi indelicada contigo várias vezes em várias ocasiões. Reconheces que tens um dveṣa muito forte relativamente a esta pessoa, porque sentes-te muito desconfortável na presença dela e tens emoções desagradáveis quando a vês. Faltam dois dias para o aniversário e tu ainda não deste a resposta afirmativa ao convite porque estás num dilema – ir ou não ir.

 

O lado racional apresenta-te a escolha certa: “é tão agradável festejar o aniversário, rever antigos amigos, conviver e ser feliz com eles, eu também adoraria a presença dos meus familiares e amigos no meu aniversário”, porém o lado emocional conta outra história: “aquele fulano que eu detesto vai estar lá e tenho a certeza que se vai dirigir a mim propositadamente para me arreliar e envergonhar à frente de todas as pessoas só porque sou vegetariano e espiritual e eu sei que não vou conseguir agir calmamente e também sei que ficarei chateado depois", por isso “penso” que o melhor é não ir.

 

Este é um dilema muito comum cuja análise torna claro que a oportunidade de seguir o svadharma, o dever próprio, ou seja, fazer aquilo que deve ser feito, se pode perder quando a mente fica turva pelos dveṣas. Portanto, rāgas, desejos intensos e dveṣas, aversões intensas, são um dos fatores que nos levam a tomar más decisões, aos quais temos que estar atentos e para os quais o antídoto é Karmayoga.

 

Outro dos fatores para as más decisões é a falta de informação ou informação errada. Para tomarmos uma boa decisão é importante estarmos bem informados sobre as opções que temos, por isso informa-te devidamente antes de tomares uma decisão ou fazeres uma escolha. Normalmente, a falta de informação na tomada de uma decisão é devido à impulsividade, que é o impulso brusco e quase inevitável de tomar a decisão naquele preciso momento sem poder esperar e decidir mais tarde. Se tiveres a opção de poder decidir mais tarde, sem que isso reduza significativamente as tuas opções, então decida mais tarde, pois terás mais tempo para te informares.

 

Informa-te sempre com quem é da tua confiança, com quem sabe do assunto em questão e, muito importante também, que seja uma pessoa neutra relativamente à decisão e ao seu resultado. A neutralidade do teu informador perante a tua decisão é importante, pois assim terás a certeza que os conselhos ou sugestões que te dará não serão motivados por um interesse pessoal.

 

Agora falar-te-ei um pouco de Viveka, uma qualidade, um fator ou capacidade imprescindível para tomar boas decisões. Viveka é comumente traduzido como discernimento ou como discriminação. A palavra viveka é composta pelo prefixo “vi”, pela raiz verbal “vic” (vicir) e pelo sufixo “ghañ”. O prefixo “vi” significa viśeṣeṇa, de forma especial ou abundante. A raiz verbal tem o significado de distinção, dividir, separar. O sufixo “ghañ”, confere o mero significado da ação indicada pela raiz. Esta foi a vyutpatti, a etimologia da palavra.

 

Agora, para entendermos mais sobre viveka, gostaria de partilhar contigo duas definições gerais da palavra em Sânscrito:

 

1 - परस्परव्यावृत्त्या वस्तुस्वरूपनिश्चयः इति विवेकः, viveka é vastu-svarūpa-niścayaḥ, a determinação acerca da verdade de um objeto, paraspara-vyāvṛttyā, através da separação um do outro. Quando fazes um puzzle aplicas este método, separando as peças pelas cores e pelos formatos.

 

2 - याथार्थ्येन वस्तुस्वरूपावधारणम् इति विवेकः, viveka é vastu-svarūpa-avadhāraṇam, a determinação da natureza ou verdade de um objeto, yāthārthyena, assim como realmente ele é. Neste momento estamos a ter viveka sobre a palavra viveka, pois estamos a descobrir o que realmente significa viveka.

 

Ambas as definições são muito reveladoras. Através da primeira, entendemos que viveka é o processo pelo qual podemos separar ou distinguir duas coisas quando estas estão misturadas. A segunda indica o conhecimento conclusivo acerca da natureza real de um dado objeto. Se juntarmos estas duas belas definições vemos que viveka é o processo de distinção ou separação de duas coisas quando estas se encontram separadas e é também o resultado na forma do conhecimento conclusivo acerca de ambas as coisas que foram separadas.

 

Este discernimento de que se fala aqui é a capacidade que tu e todas as pessoas já têm e que precisa ser treinada e devidamente desenvolvida para poder ajudar na tomada de boas decisões. Para isso, aprende a separar a tua mente racional da mente emocional. Analisa se estás a pensar corretamente e verifica se as tuas emoções estão a turvar o teu discernimento. Identifica essas emoções e diz a ti mesmo que as emoções são válidas e fazem parte da tua mente emocional e que não estás mais disposto a tomar decisões baseadas nos teus rāgas e dveṣas.

 

Gostaria também de te dizer que uma das formas de aumentarmos o nosso poder de discriminação é a prece. A prece é um pedido a Īśvara, o Absoluto, por algo que queremos ver realizado. Pede a Īśvara para ter mais Viveka e para que as tuas escolhas sejam sempre um reflexo desse precioso discernimento.

 

Existem situações em que a escolha não é entre algo apropriado ou inapropriado, ou seja, não é entre o dharma e o adharma, nem tão pouco é influenciada por emoções que turvam a capacidade de decidir. Essas são situações em que a escolha ou decisão é entre algo que será melhor ou pior para ti, mas que tu no momento da decisão desconheces o resultado. Nesse caso, aprende a centrar e a seguir a tua voz interior. Por detrás da mente racional esconde-se, por vezes, um saber intuitivo sobre a melhor decisão a tomar. Esta capacidade de tomar decisões com base na intuição, ou no instinto, apesar de ser arriscada, é seguida por muitas pessoas de forma não deliberada, como por exemplo, por homens de negócios, que confiam no seu “instinto” de negociadores-

 

Estas foram algumas dicas para obtermos mais viveka no nosso dia a dia para assuntos práticos. Gostaria ainda de mencionar que viveka é uma das qualificações que qualquer aluno de vedānta precisa de desenvolver para ter sucesso no estudo, que passa por puruṣartha-niścaya, pelo discernimento do verdadeiro objetivo da vida, chamado mokṣa.

 

 

Comentários

Por favor, deixe aqui os seus comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Conteúdos exclusivos para ti

Tem acesso a conteúdos exclusivos por um dia, um mês, um ano, tu decides.
Subscreve os nossos planos

VER MAIS

Ganha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão!

AtriaYoga © 2019, Todos os direitos reservados

topo