Crocantes de Jaca – uma receita fora do comum

Outubro 18, 2020

Crocantes de jaca

Uma receita fora do comum e bonitinha, ideal para dar alguma excitação a uma refeição mais vulgar, como entrada. Ou então como petisco, a acompanhar um vinho fresco, verde ou branco.

 

O ingrediente central, a jaca, é uma fruta tropical rica em ferro, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas, pobre em gorduras e colesterol. Como o interior é carnudo e de sabor suave, este fruto é muito procurado na cozinha vegetariana mais tropical – em Portugal só mesmo enlatado, em lojas como a www.lojavegetariana.pt.

 

Tal como com o tofu, podemos dar-lhe o sabor que quisermos e aqui optei por um caril a meu gosto, um pouco forte e picante.

 

Quanto à parte crocante, usei uma das minhas massas favoritas: as folhas de brick, que encontramos nos supermercados mais bem fornecidos, ou grandes superfícies. Esta massa muito fina permite fritar ou assar (eu asso) e mantém o crocante durante mais tempo do que, por exemplo, a massa filo.

 

 

Ingredientes:

1 lata de jaca em conserva

1 colher de sopa do nosso caril favorito

1 cebola pequena e 1 dente de alho picados

óleo de coco ou de azeite q.b.

2 colheres de sopa de polpa de tomate

cerca de 200 ml de água

1 embalagem de folhas de brick

Opcionais: sal, piripiri ou outro picante, coentros picados

 

Preparação

Aquecer o forno a 200 Cº.

 

Retirar o conteúdo da lata, escorrer e desfiar ligeiramente a jaca com um garfo. A jaca já vem cozinhada, o caril é apenas para fazer um pouco de molho – não muito – e dar sabor.

 

Fazer o estrugido com a cebola e óleo de coco/azeite. Após uns minutos, juntar o caril. Mexer mais um minuto ao lume e adicionar a jaca. Envolver bem e regar com a água e polpa de tomate. Deixar ferver um par de minutos e temperar com sal e piripiri a gosto.

 

Retirar da embalagem uma folha de brick. Geralmente são circulares, por isso, o mais simples é colocar uma colher de sopa de caril, com o mínimo de molho, no centro do círculo, polvilhar com coentros picados (opcional) e enrolar num cone.

 

Repete-se até acabar as folhas, colocando cada uma num tabuleiro de forno, forrado a papel vegetal ou idêntico.

 

Pincelar os cones com óleo/azeite e levar ao forno até estarem louros. Servir quente ou frio, acompanhado de pickles, chutney …

Comentários

Por favor, deixe aqui os seus comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Conteúdos exclusivos para ti

Tem acesso a conteúdos exclusivos por um dia, um mês, um ano, tu decides.
Subscreve os nossos planos

VER MAIS

Ganha acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão!

AtriaYoga © 2019, Todos os direitos reservados

topo